Veneza em 48 horas
Se você tem pouco tempo na cidade e quer conhecer todo o imprescindível, não perca o nosso roteiro para visitar Veneza em um final de semana.
Propomos um roteiro para conhecer Veneza em um fim de semana. Esse itinerário está pensado para quem irá chegar à cidade na sexta-feira à tarde e pegar o avião de volta no domingo na mesma hora.
Para seguir o roteiro qualquer outro dia da semana, recomendamos que você confira os horários de todos os lugares que pretenda visitar, já que podem variar.
Dia da chegada
Provavelmente você chegará a Veneza em algum dos meios mais comuns: de trem, se você viaja de uma cidade próxima, ou de avião. De qualquer maneira, você poderá pegar um ônibus para a Piazzale Roma.
Uma vez lá, o melhor é pegar um vaporetto para ter um primeiro contato com a cidade. Você poderá desfrutar do percurso pelo Grand Canal enquanto se dirige ao hotel para deixar sua bagagem.
Se você prefere uma opção mais confortável, pode reservar um transfer para o hotel para não ter que se preocupar com nada e aproveitar ao máximo o seu tempo, você pode fazê-lo neste link:
Embora no primeiro dia você não terá muito tempo para visitar palácios ou museus, será suficiente para conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos de Veneza.
O melhor ponto para começar a visita é a Piazza San Marco, provavelmente a mais conhecida do mundo junto com a Praça de São Pedro do Vaticano. Lá, você poderá ver belos edifícios, como a Basílica de São Marcos ou o Palácio Ducal, onde você poderá entrar no dia seguinte.
Depois de visitar a Piazza San Marco, siga as placas (ou use um mapa) para ir à Ponte Rialto, a mais antiga e encantadora da cidade. Percorrer as estreitas ruas repletas de pequenos canais é um dos maiores prazeres de Veneza. Com certeza, você vai adorar.
Depois do passeio, provavelmente será a hora de tomar um Spritz, o aperitivo preferido dos venezianos, seguido de um agradável jantar italiano.
Se você quiser começar sua viagem a Veneza em grande estilo, confira o cruzeiro com jantar no Galeão Veneziano.
Finalizamos aqui nosso roteiro por hoje, já que amanhã você começará a percorrer as ruas venezianas logo cedo.
Primeiro dia
O dia começa ao redor das 9:30 na Piazza San Marco, onde você poderá visitar o Palácio Ducal para se deleitar com suas construções, ver sua assustadora prisão e a bela Ponte dos Suspiros.
Depois do Palácio Ducal, você pode ir até o edifício religioso mais importante de Veneza, a Basílica de São Marcos. Seus balcões oferecem uma bela vista da praça.
Para visitar o Palácio Ducal e a Basílica de São Marcos sem perder nenhum detalhe, recomendamos que você reserve esta visita guiada:
Se preferir combinar as visitas com um percurso pelo centro de Veneza com um guia, também oferecemos a seguinte opção:
Ao sair da Basílica, é uma boa ideia subir no Campanile, um antigo campanário que, como símbolo da cidade, é alvo das fotografias de todos os turistas. Do seu mirante, você poderá ter uma vista completa de Veneza aos seus pés.
Caminhando em direção ao distrito de San Polo, você chegará de novo à Ponte Rialto. Depois de atravessá-la, você chegará ao Mercado Rialto, um lugar muito animado repleto de cores e sabores.
Caminhando para o sul, em direção ao distrito de Dorsoduro, você chegará ao Campo Santa Margherita, uma praça muito animada que costuma estar imersa no ambiente universitário dessa parte da cidade. Nesse ponto ficam alguns dos lugares mais recomendados para comer uma boa pizza por um preço imbatível.
Se você seguir em direção ao sul, chegará na Galeria da Academia, uma das maiores pinacotecas do mundo. Caminhando um pouco mais na mesma direção, você irá chegar à impressionante Basílica de Santa Maria della Salute.
Depois de visitá-la, pegue o vaporetto para se deslocar ao distrito de Cannaregio, situado ao norte do Grand Canal.
Desça na parada “Ferrovia”, onde você pode dar um passeio pela região e cruzar a Ponte delle Guglie para chegar ao gueto judio, um lugar rodeado por uma atmosfera melancólica.
Pegando a rua Fondamenta da Misericórdia, você pode deixar de lado a pressa e caminhar rumo ao sul sem se importar com o destino, apenas curtindo a enorme magia que envolve a cidade de Veneza, com suas casinhas de contos de fadas rodeadas por pequenos canais.
Caminhando pela cidade, você provavelmente irá chegar de novo à Piazza San Marco, onde pode tomar algo no terraço de algum dos estabelecimentos mais conhecidos, como o Café Florian ou o Café Quadri. Ideal para desfrutar do seu ambiente acolhedor, mas sem perder as belas vistas da praça.
Depois do café, volte ao Grand Canal para pegar uma gôndola e curtir um passeio romântico ao entardecer.
A opção mais popular é este passeio de 20 minutos pelos canais de Veneza:
Se preferir a opção mais completa para desfrutar de uma serenata durante o passeio, pode reservar esta alternativa:
Depois de um bom jantar e de um delicioso sorvete artesanal, aproveite para passear pelas ruas iluminadas antes de ir descansar até o dia seguinte.
Segundo dia
Se você se interessa em conhecer a fundo os museus de Veneza, pode aproveitar o dia para isso. No entanto, nós recomendamos fazer um passeio pelas ilhas mais interessantes da lagoa.
Logo cedo, recomendamos pegar a linha LN do vaporetto na parada Fondamenta Nuove ou em San Zaccaria. O barco irá levá-lo à ilha de Torcello, onde você poderá visitar a Basílica de Santa Maria dell’Assunta, fundada em 639, e subir no seu campanário.
Depois de visitar a ilha de Torcello, pegue de novo o vaporetto LN para ir a Burano, a ilha das casinhas coloridas. Lá, não deixe de experimentar os Spaghetti alle vongole (com amêijoas), uma especialidade culinária italiana deliciosa.
Antes de terminar o passeio pelas ilhas, é necessário visitar a conhecida ilha de Murano, famosa mundialmente por suas fábricas de cristal.
Se você não quiser se preocupar com qual vaporetto pegar e quiser apenas desfrutar de suas férias, recomendamos que reserve a excursão a Murano, Burano e Torcello:
A melhor forma de se despedir da cidade antes de pegar as malas é ir uma vez mais à Piazza San Marco. Quando chegar a triste hora de ir embora, você terá várias opções: se o seu voo sai do Aeroporto de Treviso, você pode pegar um vaporetto até a Piazzale Roma, para pegar o ônibus.
Se o seu voo sai do Aeroporto de Marco Polo, você pode ir de ônibus ou pode pegar um barco da companhia Alilaguna, uma despedida à altura.
Se você preferir a comodidade de reservar um transfer para o aeroporto, você pode fazê-lo neste link:
Mais de 2 dias em Veneza?
Se você tiver a sorte de poder passar mais dias em Veneza e já seguiu o nosso itinerário, ainda assim restam muitos lugares interessantes para visitar na cidade, além de ter a possibilidade de fazer alguma excursão.
Estas estão algumas das melhores excursões saindo de Veneza: