O que ver e fazer em Veneza

O que ver e fazer em Veneza

Embora a Cidade dos Canais seja uma maravilha por si só, há certas experiências imprescindíveis em Veneza que você não pode perder. Saiba o que ver e fazer em Veneza. 

Veneza, a Sereníssima, é uma verdadeira joia italiana, uma cidade que encanta por sua beleza atemporal e atmosfera romântica. Mas a questão é: você sabe o que ver e fazer em Veneza? Revelamos alguns de seus monumentos essenciais e as melhores atividades para aproveitar ao máximo uma visita à Cidade dos Canais.

No entanto, independentemente do número de dias que você vai passar nesse destino, recomendamos que você sempre comece a explorar a cidade antiga fazendo um free tour por Veneza. Dessa forma, você aprenderá a se orientar facilmente e terá uma introdução histórica perfeita à capital da região do Vêneto.

Desfrute de uma passeio de gôndola pelo Grande Canal

O Grande Canal, a via fluvial mais importante de Veneza, oferece uma perspectiva única da cidade e de sua arquitetura. Repleto de esplêndidos palácios, igrejas majestosas e mansões históricas, esse canal icônico reflete a grandeza e a beleza da cidade.

Um passeio de gôndola no Grande Canal é uma experiência imperdível para fazer em Veneza: você conhecerá a cidade de um ângulo diferente e absorverá sua atmosfera encantadora. Veja algumas das melhores alternativas disponíveis para você:

O Grande Canal de Veneza ao pôr do sol, cercado por edifícios e pelas cúpulas de uma igreja

Explore a praça e a basílica de São Marcos

A Praça de São Marcos é o coração de Veneza. Cercada por deslumbrantes edifícios e cafés, é um emblema da cidade e uma das praças mais bonitas do mundo. Com o Saint Marc City Pass, você poderá conhecer e visitar diversos monumentos e museus que ficam na praça de São Marcos, como o Palácio Ducal, o Campanário, a Torre do Relógio, a Biblioteca Nacional Marciana, o Museu Arqueológico Nacional e, é claro, a Basílica de São Marcos.

Para os amantes de história, fazer uma visita guiada à Basílica de São Marcos é algo obrigatório para fazer em Veneza. Apelidada de “Chiesa d'Oro”, ou Igreja de Ouro, ela é particularmente impressionante por suas cinco cúpulas cobertas de mosaicos dourados, que brilham à luz do sol, e pelos tesouros que a basílica guarda em seu interior. Você sabia que esse templo é um dos cenários chave do livre e filme Inferno, de Dan Brown?

amanhecer na Praça de São Marcos com a fachada principal da Basílica

Visite o Palácio Ducal e a Ponte dos Suspiros

O Palácio Ducal, cujas origens remontam ao século X, foi a sede do poder político e símbolo da República de Veneza. Além de sua rica história, o edifício surpreende por sua decoração requintada, composta por esculturas, pinturas e afrescos em grande detalhe. Se você quer conhecer esse impressionante local, reserve uma visita guiada ao Palácio Ducal. Se preferir explorar o monumento em seu próprio ritmo, o ingresso também está incluído nos cartões turísticos Venezia Unica City Pass e no Venice City Pass.

Bem ao lado do Palácio Ducal está a Ponte dos Suspiros, outra atração icônica de Veneza. Ela conecta o Palácio Ducal às antigas prisões da cidade e leva esse nome devido aos suspiros dos prisioneiros condenados que cruzavam seus arcos antes de serem presos ou executados.

Descubra os tesouros de Murano e Burano

A Lagoa de Veneza tem várias ilhas que merecem ser exploradas. Murano, famosa por suas oficinas de vidro, e Burano, perfeita para descobrir a arte da fabricação de rendas, são dois dos destinos mais populares. Além disso, suas casas coloridas são o cenário ideal para suas fotos perfeitas nas redes sociais! 

Na mesma área, você pode ir a Torcello, que já foi a ilha mais habitada da República de Veneza. Aqui você encontrará a Basílica de Santa Maria dell'Assunta, o templo mais antigo da lagoa, fundado em 639!

Para visitar as ilhas da Lagoa de Veneza, você pode escolher entre muitas opções, como:

Vista aérea da ilha de Burano com um canal com barcos e várias casas

Passeie por San Polo e Rialto

San Polo é um dos bairros mais antigos, ou sestieri, para se visitar em Veneza. Ele é conhecido por suas charmosas ruas de paralelepípedos, praças animadas e canais pitorescos.

Dentro do sestiere de San Polo está a área de Rialto, popular entre os turistas por seu mercado e sua ponte lendária. Essa passarela de pedestres oferece uma das melhores vistas do Grande Canal, e você não vai parar de tirar fotos! Se você quiser se aprofundar na história desse ícone da cidade, uma boa opção é participar do tour por Rialto e pelo bairro judeu de Veneza.

Uma gôndola perto da famosa Ponte Rialto ao pôr do sol

Perca-se nos labirintos de Castello

Visitar o distrito de Castello é uma experiência fascinante para se fazer em Veneza. Junto com San Polo, é outro dos distritos mais antigos da cidade, repleto de ruas estreitas e labirínticas, praças escondidas e edifícios históricos. Além disso, é o lar da Basílica de San Pietro di Castello, que já foi a catedral de Veneza. Você também não deve ir embora sem admirar o Arsenal, um dos primeiros estaleiros navais do mundo e um reflexo fiel da história marítima da cidade.

Para conhecer todos os segredos e o patrimônio monumental desse bairro, a melhor maneira é reservar uma visita guiada ao Castello, onde você nunca deixará de aprender coisas novas!

Uma ponte em uma rua no distrito de Castello, sob um céu ensolarado e ao lado de vários edifícios antigos

Conheça o Palazzo Ca' d'Oro

Esse magnífico palácio do século XV, localizado às margens do Grande Canal, é um dos melhores exemplos da arquitetura gótico-renascentista. Por esse motivo, ele não poderia faltar na lista de visitas obrigatórias para fazer em Veneza.

O Palazzo Ca' d'Oro deve seu nome à sua fachada coberta de folhas de ouro que brilhavam sob o sol veneziano. Embora sua característica mais marcante seja a fachada, o edifício hoje abriga a Galeria Giorgio Franchetti, com uma notável coleção de pinturas, esculturas e peças de arte decorativa de grandes artistas como Ticiano, Veronese e Tintoretto. A visita a esse museu é um prazer para os sentidos de todos os amantes da arte. 

Barcos em um canal com várias mansões à beira-mar

Apaixone-se pelo bairro de Dorsoduro

Dorsoduro é surpreendentemente boêmio e autêntico, repleto de galerias de arte e cafés aconchegantes. Quanto ao seu patrimônio histórico, o mais impressionante é Santa Maria della Salute, uma obra-prima barroca construída para celebrar o fim da epidemia de peste no século XVII. Sua enorme cúpula é visível de muitas partes da cidade.

Para conhecer esse bairro, você pode reservar um free tour pela Veneza desconhecida, no qual o Dorsoduro é um dos destaques. 

Um canal em uma rua do distrito de Dorsoduro

Prove a culinária veneziana

Entre as coisas para fazer em Veneza, devemos dedicar algumas linhas à possibilidade de fazer uma pausa gourmet nos bacari, os tradicionais bares de vinho da cidade, que servem bebidas requintadas acompanhadas de cicchetti, pequenos e saborosos aperitivos.

Se você não sabe onde estão os melhores bares de Veneza, o tour gastronômico pode ajudá-lo a encontrá-los. E se isso não for suficiente, você pode ampliar ainda mais sua lista de planos participando de uma degustação de vinhos venezianos para descobrir a cultura vinícola da região.

Dois copos de Spritz em uma mesa de um restaurante na orla de um canal em Veneza.

Visite os melhores museus de Veneza

Entre os museus de Veneza, além dos que já mencionamos, também recomendamos a Galeria da Academia, que exibe obras-primas do Renascimento veneziano, ou o ingresso da Coleção Peggy Guggenheim, que abrirá as portas para uma incrível exposição de arte moderna. Eles podem ser menos populares do que outros monumentos nesse destino, mas são uma oportunidade única para todos os entusiastas da história da arte. 

E isso conclui essa lista de planos e lugares para ver em Veneza. Agora, só resta desfrutar em primeira mão dessa cidade inesquecível e única, onde história, arte e beleza se fundem com perfeição.

Visitas guiadas

Se você quer conhecer a ilha com um guia turístico oficial, no seguinte link você poderá reservar visitas guiadas e excursões em Veneza: